As conquistas de Napoleão

fev 08, 2011 por Media Factory | Assuntos Gerais

Imperador da França e conquistador da Europa, Napoleão Bonaparte divide opiniões. Para alguns, herói, para outros, vilão. Considerado um excelente estrategista e estadista, Napoleão expandiu o império da França, anexando diversos territórios. Em 1812, ele comandava praticamente um terço da população européia.

A campanha de Napoleão pela Europa tinha cada vez mais sucesso. Seu exército só crescia, tornando-se o mais poderoso do continente europeu. Ele sabia como motivar seus homens, liderando com pulso e prometendo riqueza e glória após as batalhas. Napoleão e suas tropas enfrentaram batalhas homéricas, como a de Austerlitz, na qual o exército francês derrotou o exército austro-russo após nove horas de batalha. Sua maior inimiga, porém, era a Inglaterra, que se sentia ameaçada pela expansão territorial francesa. Esse foi o estopim das Guerras Napoleônicas, com o restante da Europa, apoiado pela Inglaterra, em oposição à França. Embora Napoleão tivesse o maior exército ao seu lado, os ingleses eram uma potência naval, o que foi subestimado por Napoleão e seu império. Depois de muito resistir, Napoleão sucumbiu na batalha de Waterloo.

Napoleão Bonaparte seguia os preceitos do livro “A Arte da Guerra”. As estratégias e táticas militares descritas por Sun Tzu o ajudaram a conquistar seu império. Ao final, todavia, a soberba o fez esquecer alguns dos mais importantes ensinamentos da obra. Conheça mais sobre esta obra milenar na publicação especial da Editora Évora: edição dupla, unindo as obras de Sun Tzu e Maquiavel, as visões do oriente e do ocidente. Disponível nas editoras Saraiva, Fnac, Cultura, Travessa e Disal.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentrios

  1. venham…


    otilia
    agosto 22nd, 2012

  • Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.

  • Sucesso do momento:

  • CURTA EDITORA ÉVORA
    NO FACEBOOK
    NOSSOS ÚLTIMOS
    TWEETS